Restauração Indy Grená - Iniciante
+16
andersonsilva
junior bacurim
Eduardo NC
Eduardo Cruz
Nannao-Franca-SP
AdiCosta
MarcosHolanda
Cubas
Humberto_750_Cbá
eguti tattoo
daxelis
kart@961
Aragon
Leandro
Tomate750
GuiNavarro
20 participantes
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
- Mensagens : 313
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 41
Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Ter 4 Out 2016 - 21:41
Edison Mello escreveu:Olá Anderson,
Não esquenta não, eu entendo...
Ainda mais que você trabalha sozinho, é muito difícil
filmar e executar o serviço.
Quanto a mal execução de serviços eu achei um "especialista" em suspensão
que mandei ele trocar o óleo das minhas bengalas e o cara não soube tirar
um simples "fio de rosca" que estava preso no parafuso menor halen do sistema Trac
e ele me entregou a peça simplesmente com o parafuso com a cabeça para fora
da bengala; e olha que não foi barato que paguei pelo serviço. No fim que resolveu
foi eu mesmo. Cada profissional que a gente encontra ...
E você continua na luta para deixar em dia a sua moto. Parabéns.
A gente continua contigo na boa torcida.
Abraços.
Obrigado Edison!
É cada profissional que encontramos por aí...
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
- Mensagens : 313
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 41
Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Ter 4 Out 2016 - 21:41
PB Jr. escreveu:Trabalho minucioso, Anderson.
Parabéns!
Obrigado PB Jr.
Vamos que vamos...
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
- Mensagens : 313
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 41
Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Ter 4 Out 2016 - 21:52
Sábado passado eu tirei o cabeçote, mas só hoje comecei a desmontar...
Só deu tempo de tirar as válvulas de admissão.
E como eu esperava, há folga em todos os 8 guias de admissão.
Todas as válvulas de admissão tem carbonização e quase todas estavas meladas de óleo.
A carbonização é proveniente do óleo que escorre pelo retentor por causa da folga excessiva. O retentor tem um limite de flexibilidade, além desse limite o óleo escorre pela haste da válvula chegando ao pistão, quando ocorre a queima do combustível o óleo queima junto, dando origem a fumaça.
Só deu tempo de tirar as válvulas de admissão.
E como eu esperava, há folga em todos os 8 guias de admissão.
Todas as válvulas de admissão tem carbonização e quase todas estavas meladas de óleo.
A carbonização é proveniente do óleo que escorre pelo retentor por causa da folga excessiva. O retentor tem um limite de flexibilidade, além desse limite o óleo escorre pela haste da válvula chegando ao pistão, quando ocorre a queima do combustível o óleo queima junto, dando origem a fumaça.
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
- Mensagens : 313
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 41
Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Ter 4 Out 2016 - 22:17
Todas as válvulas de admissão foram colocadas novas quando mandei pra retífica. O mecânico tinha condenado todas, mas não falou nada dos guias das válvulas.
Eu tinha comprado 12 guais de válvulas do Marcos Holanda, estes guias tem o diâmetro menor do que a haste da válvula, então é necessário utilizar um alargador para deixar no diâmetro certo após a instalação.
Aí aparece um problema:
Na foto temos um alargador (emprestado pelo Marcos) que deveria ter 5,00 mm, mas aferindo a medida com um micrômetro temos 5,04 mm, são 4 centésimos a mais do que deveria ter.
Comprei outro alargador pelo mercado livre e ele veio com 5,02 mm.
Ou seja, nenhum dos dois alargadores serve para o serviço, pois limite de uso do diâmetro internos dos guias de válvulas é de 5,04 segundo o manual. Passando o alargador com 5,02 mm o guia sempre fica com o diâmetro maior do que a medida do alargador, logo ficaria com aproximadamente 5,03 ou 5,04, já no limite de uso após a montagem, o que não é interessante.
A válvulas então com a medida das hastes entre 4,97 e 4,975 mm, já no limite de uso também.
Então tomando como referência o pior dos casos (que é o que sempre ocorre), usando a válvula de 4,97 e um guia com 5,04, já teríamos um folga de 0,07 que segundo o manual é o limite de uso. Ou seja, na hora ela poderia até funcionar perfeitamente, mas com pouca km rodada já apareceria a fumaça novamente.
Então tenho duas saídas:
1- Conseguir um alargador de 5,00 mm ou menos e usar os guais novos que comprei do Marcos;
2- Comprar novos guias com a diâmetro interno já na medida de 5,00 mm.
Eu tinha comprado 12 guais de válvulas do Marcos Holanda, estes guias tem o diâmetro menor do que a haste da válvula, então é necessário utilizar um alargador para deixar no diâmetro certo após a instalação.
Aí aparece um problema:
Na foto temos um alargador (emprestado pelo Marcos) que deveria ter 5,00 mm, mas aferindo a medida com um micrômetro temos 5,04 mm, são 4 centésimos a mais do que deveria ter.
Comprei outro alargador pelo mercado livre e ele veio com 5,02 mm.
Ou seja, nenhum dos dois alargadores serve para o serviço, pois limite de uso do diâmetro internos dos guias de válvulas é de 5,04 segundo o manual. Passando o alargador com 5,02 mm o guia sempre fica com o diâmetro maior do que a medida do alargador, logo ficaria com aproximadamente 5,03 ou 5,04, já no limite de uso após a montagem, o que não é interessante.
A válvulas então com a medida das hastes entre 4,97 e 4,975 mm, já no limite de uso também.
Então tomando como referência o pior dos casos (que é o que sempre ocorre), usando a válvula de 4,97 e um guia com 5,04, já teríamos um folga de 0,07 que segundo o manual é o limite de uso. Ou seja, na hora ela poderia até funcionar perfeitamente, mas com pouca km rodada já apareceria a fumaça novamente.
Então tenho duas saídas:
1- Conseguir um alargador de 5,00 mm ou menos e usar os guais novos que comprei do Marcos;
2- Comprar novos guias com a diâmetro interno já na medida de 5,00 mm.
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
- Mensagens : 313
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 41
Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Ter 4 Out 2016 - 22:26
Só para completar a indignação com relação ao serviço de retífica, observei que todas as válvulas estão marcadas próximas nas extremidades das hastes.
A foto não está nítida, pois já era noite.
Não sei como fizeram isso, mas acredito que tenha sido alguma ferramenta que usam para esmerilhar as válvulas. Essas marcas, podem danificar os retentores na hora de instalar os mesmos.
A foto não está nítida, pois já era noite.
Não sei como fizeram isso, mas acredito que tenha sido alguma ferramenta que usam para esmerilhar as válvulas. Essas marcas, podem danificar os retentores na hora de instalar os mesmos.
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
- Mensagens : 313
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 41
Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Qua 5 Out 2016 - 21:40
Hoje tirei a roda traseira para pintar novamente a balança, a pintura anterior não ficou boa.
Aproveitei para verificar os rolamentos da roda traseira.
O rolamento da coroa além de estar ruim, há uma folga entre ele a o cubo da coroa, dá pra ver o espaço na extremidade da chave de fenda. Vou comprar outro rolamento e mandar embuchar.
Aproveitei para verificar os rolamentos da roda traseira.
O rolamento da coroa além de estar ruim, há uma folga entre ele a o cubo da coroa, dá pra ver o espaço na extremidade da chave de fenda. Vou comprar outro rolamento e mandar embuchar.
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
- Mensagens : 313
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 41
Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Qua 5 Out 2016 - 21:55
Pouco tempo depois que comprei a moto troquei a relação completa, já devo ter rodado algo em torno de 12 mil km desde então.
Recentemente nosso amigo Jomar, que tem uma black, viu que eu utilizava a coroa da vaz que é preta e ele me alertou dizendo que o material dela era muito ruim e que ajudaria a desgastar todo o conjunto precocemente. Então ele me presenteou com uma coroa original da black.
Hoje que eu retirei a roda traseira e fui verificar o desgaste constatei que o Jomar tem razão. A coroa da vaz já esta desgastada, na foto dá pra ver que a corrente já deixou muitas marcas na coroa. Então eu instalei a coroa que eu ganhei.
É possível ver que do lado direito de cada dente da coroa preta ocorreu a fluência, que nada mais é do que o escoamento do material sob pressão. A pressão que a corrente exerceu sobre a coroa provocou um "afundamento".
Acima da coroa vaz está a que vinha originalmente na black.
inclusive a coroa vaz ja tinha enferrujado no tempo em que a moto ficou para, esse preto já foi retocado.
Recentemente nosso amigo Jomar, que tem uma black, viu que eu utilizava a coroa da vaz que é preta e ele me alertou dizendo que o material dela era muito ruim e que ajudaria a desgastar todo o conjunto precocemente. Então ele me presenteou com uma coroa original da black.
Hoje que eu retirei a roda traseira e fui verificar o desgaste constatei que o Jomar tem razão. A coroa da vaz já esta desgastada, na foto dá pra ver que a corrente já deixou muitas marcas na coroa. Então eu instalei a coroa que eu ganhei.
É possível ver que do lado direito de cada dente da coroa preta ocorreu a fluência, que nada mais é do que o escoamento do material sob pressão. A pressão que a corrente exerceu sobre a coroa provocou um "afundamento".
Acima da coroa vaz está a que vinha originalmente na black.
inclusive a coroa vaz ja tinha enferrujado no tempo em que a moto ficou para, esse preto já foi retocado.
- Eduardo NC"CBX 750F a moto do século"
- Mensagens : 96
Data de inscrição : 22/02/2011
Idade : 49
Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Qua 5 Out 2016 - 23:30
Legal Anderson. Bem interessante a comparação das coroas.
Só uma correção. Nesse caso o problema não é Fluência e sim um desgaste por atrito provavelmente porque a superfície do material é de baixa resistência ao atrito. Desgaste por Fluência ocorre em materiais submetidos a altíssimas temperaturas acima de 500 graus como pode ser o caso de caldeiras.
Só uma correção. Nesse caso o problema não é Fluência e sim um desgaste por atrito provavelmente porque a superfície do material é de baixa resistência ao atrito. Desgaste por Fluência ocorre em materiais submetidos a altíssimas temperaturas acima de 500 graus como pode ser o caso de caldeiras.
- Edison Mello"CBX 750F a moto do século"
- Mensagens : 136
Data de inscrição : 15/02/2014
Idade : 64
Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Qui 6 Out 2016 - 12:02
Eita Anderson, como sempre didático e minucioso nos seus comentários...
Aproveitando os comentários sobre as coroas, qual marca vocês acham que é a melhor ???
Aproveitando os comentários sobre as coroas, qual marca vocês acham que é a melhor ???
Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Sex 7 Out 2016 - 10:21
Edison Melo,
AFAM tem qualidade comprovada até no Moto GP. Aproximadamente 40% das motos utilizam essa marca. O Aço utilizado segue o padrão europeu C45 (1045) e a camada de carbono é de 2mm.
Porém, não sei se tem modelo para a 7Galo.
A VAZ tem o modelo para a 7Galo e é considerada uma boa opção.
Também usa o aço 1045 na sua composição. Mas a camada de carbono é um pouco inferior ao da marca AFAM.
Abraço.
AFAM tem qualidade comprovada até no Moto GP. Aproximadamente 40% das motos utilizam essa marca. O Aço utilizado segue o padrão europeu C45 (1045) e a camada de carbono é de 2mm.
Porém, não sei se tem modelo para a 7Galo.
A VAZ tem o modelo para a 7Galo e é considerada uma boa opção.
Também usa o aço 1045 na sua composição. Mas a camada de carbono é um pouco inferior ao da marca AFAM.
Abraço.
- Edison Mello"CBX 750F a moto do século"
- Mensagens : 136
Data de inscrição : 15/02/2014
Idade : 64
Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Sex 7 Out 2016 - 11:36
Olá PB,
Muito bom!
Obrigado pela resposta, aliás respostas:
Vou pesquisar sobre essa marca que você está indicando.
e sobre a tua resposta sobre a famosa bateção de tuchos de nossas galos.
A minha não bate mais mas tirando as velas vejo que as cabeças dos meus
pistões estão bem pretas. Vou ver se o STP pode me ajudar nisto.
Me desculpem se mudei um parte do assunto do poste.
Um bom dia e bom FDS para todos.
Muito bom!
Obrigado pela resposta, aliás respostas:
Vou pesquisar sobre essa marca que você está indicando.
e sobre a tua resposta sobre a famosa bateção de tuchos de nossas galos.
A minha não bate mais mas tirando as velas vejo que as cabeças dos meus
pistões estão bem pretas. Vou ver se o STP pode me ajudar nisto.
Me desculpem se mudei um parte do assunto do poste.
Um bom dia e bom FDS para todos.
- Humberto_750_CbáModerador
- Mensagens : 769
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 57
Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Sex 7 Out 2016 - 12:15
PB Jr. escreveu:Edison Melo,
AFAM tem qualidade comprovada até no Moto GP. Aproximadamente 40% das motos utilizam essa marca. O Aço utilizado segue o padrão europeu C45 (1045) e a camada de carbono é de 2mm.
Porém, não sei se tem modelo para a 7Galo.
A VAZ tem o modelo para a 7Galo e é considerada uma boa opção.
Também usa o aço 1045 na sua composição. Mas a camada de carbono é um pouco inferior ao da marca AFAM.
Abraço.
Pb, esta liga 1045 é comum em todos os fabricantes. Até mesmo as coroas originais são produzidas nesta liga. Agora, uma coisa que é novidade para mim é esta camada de carbono de ~2mm. A alguns anos fui convidado por uma distribuidora de moto peças aqui em Cuiabá para uma rodada de palestras de vários fabricantes, entre eles, a Riffel. O representante deles explicou sobre o processo de fabricação das coroas e pinhão, mas não me lembro dele ter falado algo sobre esta camada de carbono. Você tem mais informações sobre isso ?
Abs.
Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Sex 7 Out 2016 - 14:44
Humberto,
Quanto ao aço 1045, não temos dúvida.
Não me recordo onde foi que li, mas o texto mencionava exclusivamente a marca AFAM e esses "2mm" de carbono creio que seja quanto a espessura da têmpera conforme o padrão europeu e dizia também que o padrão brasileiro assume apenas 1mm.
Quando mencionei "Aço 1045" na fabricação das coroas da AFAM, o fiz com o complemento "padrão europeu".
Porém, acredito ter pecado por não ter relatado de forma completa sobre a diferença do padrão de fabricação europeu e brasileiro.
Acho que agora está explicado....rsrsrs
Abraço.
Quanto ao aço 1045, não temos dúvida.
Não me recordo onde foi que li, mas o texto mencionava exclusivamente a marca AFAM e esses "2mm" de carbono creio que seja quanto a espessura da têmpera conforme o padrão europeu e dizia também que o padrão brasileiro assume apenas 1mm.
Quando mencionei "Aço 1045" na fabricação das coroas da AFAM, o fiz com o complemento "padrão europeu".
Porém, acredito ter pecado por não ter relatado de forma completa sobre a diferença do padrão de fabricação europeu e brasileiro.
Acho que agora está explicado....rsrsrs
Abraço.
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
- Mensagens : 313
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 41
Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Sáb 4 Nov 2017 - 16:45
Depois que um ano estou de volta.
Muita coisa aconteceu nesse período...
Acabei comprando outra moto, depois troquei em outra é por fim acabei com mais. Uma galo na garagem, a azeitona.
https://i.servimg.com/u/f62/19/80/36/76/img_2010.jpg
É essa 92 da esquerda.
Também uma oficina de motos com dois amigos, especializada em customização e é claro em 7 galo.
Meu horário de trabalho Também mudou, está ando bem ocupado, mas sempre tem um tempinho para as motos.
Muita coisa aconteceu nesse período...
Acabei comprando outra moto, depois troquei em outra é por fim acabei com mais. Uma galo na garagem, a azeitona.
https://i.servimg.com/u/f62/19/80/36/76/img_2010.jpg
É essa 92 da esquerda.
Também uma oficina de motos com dois amigos, especializada em customização e é claro em 7 galo.
Meu horário de trabalho Também mudou, está ando bem ocupado, mas sempre tem um tempinho para as motos.
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
- Mensagens : 313
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 41
Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Sáb 4 Nov 2017 - 16:59
Então a grená passou um bom tempo parada, mas resolvi colocar novamente pra rodar.
Para resolver o problema da fumaça, desmontei tudo, troquei os anéis, comprei o retentores de válvulas originais da Tornado e fechei o motor e pronto.
A galo está tomando novamente.
Aqui as duas marcando presença no Rota do Sol Moto Festa em João Pessoa.
Para resolver o problema da fumaça, desmontei tudo, troquei os anéis, comprei o retentores de válvulas originais da Tornado e fechei o motor e pronto.
A galo está tomando novamente.
Aqui as duas marcando presença no Rota do Sol Moto Festa em João Pessoa.
- Edison Mello"CBX 750F a moto do século"
- Mensagens : 136
Data de inscrição : 15/02/2014
Idade : 64
Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Ter 7 Nov 2017 - 12:16
Grande Anderson,
Que bom que você está de volta...seja muito bem vindo !
Eu já tive uma 92 que foi, infelizmente, roubada.
A que tenho agora é igual a essa 94.
Aproveitando: você precisa alguma coisa de carenagem verde ??
Que bom que você está de volta...seja muito bem vindo !
Eu já tive uma 92 que foi, infelizmente, roubada.
A que tenho agora é igual a essa 94.
Aproveitando: você precisa alguma coisa de carenagem verde ??
- AdiCosta"CBX 750F a moto do século"
- Mensagens : 113
Data de inscrição : 23/09/2014
Idade : 63
Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Qua 8 Nov 2017 - 10:25
Sempre bom ter novidades aqui no forum, acompanho sempre! Ainda mais os seus posts, sempre muito informativo.
Abraços
Abraços
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
- Mensagens : 313
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 41
Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Dom 26 Nov 2017 - 15:51
Edison Mello escreveu:Grande Anderson,
Que bom que você está de volta...seja muito bem vindo !
Eu já tive uma 92 que foi, infelizmente, roubada.
A que tenho agora é igual a essa 94.
Aproveitando: você precisa alguma coisa de carenagem verde ??
Olá Edison.
Precisar eu não preciso, mas sou o bom acumulador de peças de galo kkkk. O que você tem dela aí para se desfazer?
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
- Mensagens : 313
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 41
Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Dom 26 Nov 2017 - 15:53
Obrigado Adi! Estou tentando continuar postando sem, mas o tempo anda meio curto!AdiCosta escreveu:Sempre bom ter novidades aqui no forum, acompanho sempre! Ainda mais os seus posts, sempre muito informativo.
Abraços
- Edison Mello"CBX 750F a moto do século"
- Mensagens : 136
Data de inscrição : 15/02/2014
Idade : 64
Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Seg 27 Nov 2017 - 13:33
Olá Anderson,
Vou fazer uma listinha e mando.
Faço bom preço. Estou interessado mais em trocar no que eu preciso para a minha moto indy.
Vou fazer uma listinha e mando.
Faço bom preço. Estou interessado mais em trocar no que eu preciso para a minha moto indy.
- andersonsilva"CBX 750F a moto do século"
- Mensagens : 313
Data de inscrição : 12/09/2014
Idade : 41
Re: Restauração Indy Grená - Iniciante
Qua 14 Fev 2018 - 0:00
Beleza Edison. Faça e me envie. Tenho várias coisas aqui.Edison Mello escreveu:Olá Anderson,
Vou fazer uma listinha e mando.
Faço bom preço. Estou interessado mais em trocar no que eu preciso para a minha moto indy.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|