Forum: GALEIROS DO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Topic'it
Aplicativo para acesso ao Fórum Galeiros do Brasil através do Smartphone.
Para Android e iOS
Clique no link Acesso ao Fórum por Smartphone para detalhes de como instalar.
Últimos assuntos
TROCA CORRENTE DE COMANDOQui 14 Dez 2023 - 12:00Cubas
CARBURADOR PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTOQui 29 Jun 2023 - 15:16Cristiano Borsoi
Compatibilidade de peças da GaloQui 29 Jun 2023 - 14:27Cristiano Borsoi
Adesivos da CBX 750 - Localizacao exata...Seg 30 maio 2022 - 17:20JoaoPaulo
Kit Pneus GaloDom 13 Fev 2022 - 18:13Rodrigo Souza
Reparo cilindro embreagem Qua 9 Fev 2022 - 0:20Manzara
Pneu TraseiroQua 9 Fev 2022 - 0:17Manzara
Bobina de IgniçaoQui 2 Set 2021 - 15:34okyloid
me apresentando aqui e tambem oferecendo...Dom 16 maio 2021 - 10:53marcão
ajuda para desmontar Seg 25 Jan 2021 - 16:19marcão
Cavalete central.Ter 29 Dez 2020 - 15:42marcão
Lampada philips led modêlo UltimonTer 10 Mar 2020 - 22:39Edison Mello
atuador da Embreagem vazandoSex 21 Fev 2020 - 11:31Alander oliveira
Quem está conectado?
19 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 19 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


Ir para baixo
Robson Marcelo
Robson Marcelo
"CBX 750F a moto do século"
Dicas sobre MOTOS e VIAGENS. Default1
Mensagens : 63
Data de inscrição : 25/02/2011

Dicas sobre MOTOS e VIAGENS. Empty Dicas sobre MOTOS e VIAGENS.

Ter 19 Abr 2011 - 2:14
Viagens estão totalmente ligadas às motos. Basta conseguir umas férias, aparecer um feriado prolongado ou mesmo um simples final de semana para que os motociclistas sintam aquela vontade de encarar a estrada. E foi pensando nisso que trouxe algumas dicas importantes para que sua viagem não traga mais problemas do que satisfações pelo mundo a fora.

1- Sempre equipado
A primeira coisa que os motociclistas devem se preocupar é com os equipamentos. Capacete, é claro, uma boa jaqueta, calça, bota e luvas. Não adianta ter uma motocicleta e não conseguir comprar bons equipamentos.

Por isso, economize o suficiente para ter condições de gastar entre 10% e 15% do valor de sua moto com acessórios de segurança que podem salvar a sua vida. O principal item de segurança e o único obrigatório pela legislação brasileira, o capacete, deve estar em boas condições de uso, dentro do prazo de validade, com o selo de aprovação do Inmetro, adesivos refletivos, a viseira limpa e sem riscos. Os demais acessórios de segurança devem ser do tamanho correto, ou seja, confortável, e não podem tirar sua sensibilidade, por tanto, cuidado ao escolher.

2- Motocicleta revisada
Já que a idéia é viajar de moto, nada mais justo que sua fiel companheira de viagem esteja revisada. Afinal, ficar parado por uma pane mecânica na estrada não é uma situação muito agradável. Itens básicos, como estado e pressão dos pneus, nível de óleo, estado das velas e funcionamento da buzina, lâmpadas e cabos de acionamento são fáceis de conferir e de corrigir caso haja falhas. O melhor a fazer é levá-la a oficina de confiança.

3- Baús e bauletos
A bagagem é sempre uma incógnita. Bauletos e alforges são ótimas opções para acomodá-la. No caso de bauletos ou alforges laterais o alerta é que a carga seja distribuída em igualdade de peso. Caso contrário irá afetar no equilíbrio da moto e, consequentemente, na pilotagem. Amarrar a bagagem na moto com cordas elásticas (popular aranha) também é uma solução e mochila nas costas pode ser uma saída, desde que não esteja carregada com muito peso, para não cansar o piloto. Respeitar os limites de carga da motocicleta é de bom grado e a roupa de chuva deve ficar em local de fácil acesso.

4- Roteiro planejado
O roteiro da sua viagem deve ser previamente planejado. Sei que existem muitas pessoas que preferem sair sem rumo, simplesmente viajando. Entretanto a possibilidade de algo sair errado é maior. Por isso, traçar o roteiro antecipadamente é muito bom para quem não quer passar por apuros. Pesquisando pela internet é possível acessar mapas de diversas localidades, relato de quem já viajou para determinada cidade com as dicas sobre o percurso, distâncias entre cidades e informações das estradas. O mais indicado é começar a viagem pela manhã, onde a capacidade de concentração é melhor e o corpo está descansado. Caso seja necessário realizar a viagem no período noturno, não viaje sozinho. Viaje em grupos de motociclistas ou com a companhia de um amigo com carro.

5- Cumprindo a lei
Não menos importante que a revisão na motocicleta, a documentação e a habilitação devem estar em ordem, já que a fiscalização nas estradas é constante. Irregularidades como documento atrasado e habilitação vencida geram multas, além de transtorno para o motociclista. Na pista, a regra é ver e ser visto. Ande sempre com o farol aceso, evite andar no “ponto cego” dos veículos e em pisos com pouca aderência. Quando começar a chover, não corra. A sujeira do asfalto em conjunto com a água da chuva deixa a pista muito escorregadia; a chuva ainda não “lavou” suficientemente a estrada, portanto muita atenção e reduza a velocidade.

6- Mais simples, mas não menos importante
Depois de seguir as cinco dicas citadas acima, sobram alguns detalhes que lhe ajudam durante a viagem. Você não ficará o tempo todo sobre a moto, então tenha sempre uma roupa confortável a mão. Assim, quando você parar para curtir um momento que a estrada esteja lhe proporcionando, não passará apuros.

7- Eletrônicos
Toda viagem merece ser registrada. Para tanto, máquinas fotográficas e de vídeo devem ser bem guardadas. Use um case especial para carregá-las e não deixe de levar todas as recordações da sua viagem.

8- Se ligue nos pedágios
Hoje em dia, motos também pagam pedágios, não todos, mas alguns. Então, fique atento nas estradas por onde você irá passar e deixe notas e moedas sempre a mão. É irritante ter que tirar todo o equipamento e ainda procurar as moedas pela moto, por isso se ligue!

9- Onde ficar
Já foi citado que muitos motociclistas preferem sair sem um planejamento para viajar. Sem problema, cada um faz o que quer. Todavia, é sempre bom agendar um lugar de confiança para passar a noite. Procure na internet, fale com amigos, mas não deixe de escolher um bom lugar pra dormir, porque ficar procurando hotel cansado na calada da noite ninguém merece.

10- Volte com calma
Quem viaja de moto sabe como funciona. A ida é maravilhosa, mas a volta preocupa. A diversão já aconteceu, os dias de descanso estão acabando e a vontade de voltar a rotina não é das maiores. Antes de retornar descanse bastante, não beba álcool na sua última noite de ‘férias’ e volte com tranquilidade, para que tudo que foi feito durante a viagem valha a pena.

Essas são algumas dicas, se quiser complementar, agradeço. Sempre bom trocar ideias e experiências.
Tomate750
Tomate750
Admin
Mensagens : 11717
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 52
http://www.galeirosdobrasil.com.br

Dicas sobre MOTOS e VIAGENS. Empty Re: Dicas sobre MOTOS e VIAGENS.

Seg 25 Abr 2011 - 18:58
Legal Robson boas dicas..

Essa do pedagio é cruel....hehe
VALENTIM
VALENTIM
"CBX 750F a moto do século"
Dicas sobre MOTOS e VIAGENS. Default1
Mensagens : 142
Data de inscrição : 16/02/2011

Dicas sobre MOTOS e VIAGENS. Empty Re: Dicas sobre MOTOS e VIAGENS.

Seg 25 Abr 2011 - 22:32
OK ! OK !!!!

É sempre bom Dicas !!!!
Robson Marcelo
Robson Marcelo
"CBX 750F a moto do século"
Dicas sobre MOTOS e VIAGENS. Default1
Mensagens : 63
Data de inscrição : 25/02/2011

Dicas sobre MOTOS e VIAGENS. Empty Re: Dicas sobre MOTOS e VIAGENS.

Qua 27 Abr 2011 - 14:45
Tomate750 escreveu:Legal Robson boas dicas..

Essa do pedagio é cruel....hehe


Tomate, cruel mesmo, e muita gente acaba esquecendo.

Valeu por ler e comentar!!!
avatar
Convidado
Convidado

Dicas sobre MOTOS e VIAGENS. Empty Re: Dicas sobre MOTOS e VIAGENS.

Qua 27 Abr 2011 - 16:48
Eu também acrescentaria alguns itens nessas dicas, tais como, levar um reparador de pneu (mesmo o em spray), pra vc não ficar parado na estrada; Fuzíveis reserva, alicate, lanterna (uma pequena pelo menos); um Elo de corrente (compatível com a sua corrente, claro)....esse ultimo é novidade...graças ao um amigo que, por falta de lubrificação da corrente, a mesma veio a estourar....se tivesse com um elo reserva, tinha sido arrumado rapidinho!!!hehehe; chaves padrões da sua moto (chaves de boca 10,9 8,7, fenda, philips, alen, etc)....sei que parece muita coisa, mas, da um pacote bem pequeno e cabe debaixo do banco da moto, e vale a pena!!! Melhor previnir do que remediar!!!hehehe

Robson, faz que nem a maioria, vai no sábado e volta no domingo de manhã po!!!! Sabado é o dia principal do evento!!!

Abs
Robson Marcelo
Robson Marcelo
"CBX 750F a moto do século"
Dicas sobre MOTOS e VIAGENS. Default1
Mensagens : 63
Data de inscrição : 25/02/2011

Dicas sobre MOTOS e VIAGENS. Empty Re: Dicas sobre MOTOS e VIAGENS.

Qua 27 Abr 2011 - 23:31
Parada escreveu:Eu também acrescentaria alguns itens nessas dicas, tais como, levar um reparador de pneu (mesmo o em spray), pra vc não ficar parado na estrada; Fuzíveis reserva, alicate, lanterna (uma pequena pelo menos); um Elo de corrente (compatível com a sua corrente, claro)....esse ultimo é novidade...graças ao um amigo que, por falta de lubrificação da corrente, a mesma veio a estourar....se tivesse com um elo reserva, tinha sido arrumado rapidinho!!!hehehe; chaves padrões da sua moto (chaves de boca 10,9 8,7, fenda, philips, alen, etc)....sei que parece muita coisa, mas, da um pacote bem pequeno e cabe debaixo do banco da moto, e vale a pena!!! Melhor previnir do que remediar!!!hehehe

Robson, faz que nem a maioria, vai no sábado e volta no domingo de manhã po!!!! Sabado é o dia principal do evento!!!

Abs

Excelente complemento Parada. Realmente são detalhes q nos deixam na estrada, comigo graças a Deus não aconteceu, mas já fiquei com um amigo, no meio do nada, por causa de um fusível. Tinha o reserva e não tinha a chave pra abrir a caixa de fusíveis, nem eu nem ele.rs. Foi punk...

Sobre a viagem, meu maior problema é exatamente no sábado. Mas estou quase resolvendo. Acho q vamos estar na estrada juntos Parada!! Valeu...
Leandro
Leandro
Moderador
Mensagens : 8351
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 47

Dicas sobre MOTOS e VIAGENS. Empty Re: Dicas sobre MOTOS e VIAGENS.

Ter 30 Jul 2013 - 17:21
Vale ressaltar.......

Parece incrível, mas é verídico: boa parte dos acidentes de moto acontecem a menos de 10 minutos de distância do ponto de partida ou de chegada, devido a distrações na pilotagem. Em parte, isso se explica pela excitação no momento da partida ou um certo relaxamento já próximo ao destino. Portanto, dentro de um território conhecido.

Uma das melhores maneiras de se concentrar é estar plenamente ciente de que a viagem realmente já começou. Mesmo que as ruas e avenidas ainda lhe sejam familiares, imagine-as como se fossem de uma localidade distante observando toda a movimentação à sua volta constantemente. Dê atenção especial aos cruzamentos e semáforos.

Problemas pessoais ou assuntos pendentes de resolução devem ser esquecidos durante a pilotagem. ”Desligue-se" desses pensamentos, concentre-se no caminho que terá pela frente. Aproveite que você está fazendo o que gosta e esqueça dos problemas.

Se for necessário, leve mapas ou cópias de guias rodoviários com indicações de entroncamentos rodoviários e entradas e saídas das cidades desconhecidas. Procure decora-los. Mas se precisar consulta-los durante a viagem, lembre-se de estacionar em local seguro. Geralmente, postos de gasolina ou da polícia rodoviária são locais apropriados para essas paradas e os funcionários poderão ajudar com informações.

Nos primeiros quilômetros, procure sentir as reações da moto em frenagens, curvas, acelerações, verificando se tudo funciona corretamente. Confira se a bagagem está bem acomodada e segura. Se alguma anormalidade for notada, corrija antes de iniciar realmente a viagem. Não se arrisque a problemas na estrada.

As massas utilizadas nas extremidades do guidão, servem para aumentar a sensibilidade e o controle das oscilações e vibrações do guidão, beneficiando inclusive a maneabilidade da motocicleta.

A velocidade de cruzeiro ideal de uma motocicleta é entre 50 e 75% da sua velocidade real máxima.

Motos esportivas foram feitas para andar rápido e é assim que os motoristas da estrada esperam que você reaja. Então não ande em velocidade muito baixa, caso contrário terá muitos sustos e surpresas com os carros. mas também não exagere, mantenha a velocidade compatível com seu conhecimento e experiência, procurando manter total segurança. Segurança sempre em primeiro lugar.

Mantenha o farol baixo sempre ligado, mesmo de dia, mas bem regulado, para não atrapalhar a visão dos outros veículos. Se for andar muito rápido, ligue o farol alto. Como a motocicleta é um veículo pequeno, isso ajudará os outros veículos a lhe notar no trânsito, aumentando a sua segurança.

Início da chuva é uma das horas de maior acidentes, pois a quantidade de água ainda não foi suficiente para lavar a pista, e ao se misturar com resíduos de óleo e poeira forma-se uma " borra" muito escorregadia. NÃO FREIE BRUSCAMENTE NA CHUVA e nunca freie só com o freio dianteiro se estiver em piso escorregadio.

Em caso de pista molhada, utilize as marcas deixadas pelos pneus dos carros. Nestas marcas a quantidade de água no asfalto é menor e a aderência do pneu melhora.

Na chuva com a pista molhada, suspeita de areia ou óleo, ao fazer curvas evite deitar a moto. Saia levemente do banco, compensando a inclinação da moto.

Na chuva, cuidado com poças de água. Podem esconder buracos ou pedras. Diminua a velocidade e evite passar sobre elas.

Quando o trânsito estiver parado, preste atenção nos pedestres que atravessam a pista fora da faixa de segurança.

Cuidado com a sujeira que se forma na margem da estrada. Pode-se escorregar ou levar pedrada de um veículo à sua frente que passa em cima da sujeira. Mantenha distância deles se estiver próximo à margem.

Em congestionamento, é essencial para sua segurança manter a prudência e a velocidade baixa, trafegando no máximo a 20 Km/h, pois com esta velocidade é possível ter reflexos mais rápidos para quaisquer imprevisto que possam surgir. No trânsito sobrecarregado redobre a atenção e diminua a velocidade, pois os automóveis podem mudar de faixa sem prévia sinalização.

A "confiança" pode levar a um acidente. Nunca deixe de estar atento ao pilotar sua motocicleta até chegar ao seu destino, mantendo sua postura e memorizando o trajeto a seguir.

Quem erra mais facilmente é aquele que acha que já sabe pilotar muito bem. Um pouco de medo sempre ajuda muito.

Sempre permaneça em local visível aos motoristas. Trafegar do lado esquerdo mantendo distância do automóvel a sua frente é ideal.

Ao trafegar por vias onde os veículos estão estacionados ou ônibus parados no ponto, diminua a velocidade prestando muita atenção pois pedestres podem aparecer inesperadamente para atravessar a rua.

Nunca se envolva em discussões no trânsito, mesmo se você estiver 101% com a razão. Já aconteceu de amigos pararem o outro veículo para reclamar da forma de dirigir perigosa do motorista e ele saiu do carro com arma na mão.

O capacete é um equipamento necessário e muito importante para a sua segurança. Use sempre cores claras e nunca deixe de prendê-lo. E capacete aberto é só pra praia, andando a menos de 60 km/h.

A motocicleta sempre deve estar em boas condições para trafegar, para sua própria segurança: parte elétrica, mecânica e PNEUS sempre em ordem. Faça uma inspeção periódica toda vez que for sair com sua motocicleta (óleo, calibragem, lubrificação da corrente, etc.

Quando for sair de moto tenha responsabilidade e se for levar alguém em sua garupa tenha o dobro de atenção, pois a vida da outra pessoa está em suas mãos !

Ao se deparar com um obstáculo (como buraco ou lombadas) em alta velocidade, procure frear até próximo do mesmo, mas transponha o obstáculo com os freios soltos, deixando para frear após o obstáculo. O impacto do obstáculo com as rodas presas é maior.

Alguns motoristas geralmente dão passagem às motos grandes. Sempre agradeça o gesto dando uma leve buzinadinha.

Quando cruzar com outros grupos ou colegas de estrada, cumprimente !
Conteúdo patrocinado

Dicas sobre MOTOS e VIAGENS. Empty Re: Dicas sobre MOTOS e VIAGENS.

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos