Acelerar e frear ao mesmo tempo!!!
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Acelerar e frear ao mesmo tempo!!!
Sex 8 Mar 2013 - 22:01
Curvas constituem a maior fonte de assunto e debate entre os motociclistas, afinal de contas, numa reta qualquer um é bom, basta “enrolar o cabo” e a moto faz o resto. E é sobre curvas que praticamente todos os motociclistas já ouviram dois axiomas: 1º) que não se freia; 2º) que não se troca marcha.
Estes axiomas tem bom fundamento, pois, na teoria das curvas, durante a fase de transição, é muito importante que a marcha da moto esteja corretamente engrenada de acordo com a velocidade que se deseja empregar e que se mantenha um tracionamento constante. Portanto, trocar de marcha, por conta do breve instante em que a moto fica solta (desengatada), pode fazê-la perder aderência e ocasionar uma queda. Como o pneu está inclinado, com menor superfície de contato com o solo, uma frenagem pode fazer a moto escorregar de dianteira ou traseira.
Tudo muito correto, mas e se você estiver numa situação em que está muito veloz numa transição de curva e deseja diminuir a velocidade, o que fazer?
Não há uma regra universal e cada caso é um caso, ou cada curva é uma curva, mas um recurso “genérico” é manter a aceleração constante e frear a moto suave e progressivamente com a roda traseira. Ao se fazer uso desta técnica, também muito indicada quando se está com garupa, duas situações ocorrem:
1º) Se obtém alguma redução de velocidade, que é o objetivo principal, mas sem perder a tração e, por conseguinte, a aderência;
2º) Se consegue um enrijecimento da suspensão traseira, tornando a moto melhor controlável. O efeito é mais ou menos como quando se tenta arrancar um carro com o freio de estacionamento ativado. O carro tenta ir pra frente, mas a traseira afunda. Isto também acontece com a moto. A suspensão traseira tende a ficar um pouco rebaixada, com menos curso e mais rígida, facilitando o controle.
O certo é que o mais importante é manter sempre uma velocidade de prudência que torne dispensável a necessidade de emprego de qualquer técnica “especial” de curvas, mas, num aperto, esta poderá ajudar um pouco mais do que entrar em pânico.
Estes axiomas tem bom fundamento, pois, na teoria das curvas, durante a fase de transição, é muito importante que a marcha da moto esteja corretamente engrenada de acordo com a velocidade que se deseja empregar e que se mantenha um tracionamento constante. Portanto, trocar de marcha, por conta do breve instante em que a moto fica solta (desengatada), pode fazê-la perder aderência e ocasionar uma queda. Como o pneu está inclinado, com menor superfície de contato com o solo, uma frenagem pode fazer a moto escorregar de dianteira ou traseira.
Tudo muito correto, mas e se você estiver numa situação em que está muito veloz numa transição de curva e deseja diminuir a velocidade, o que fazer?
Não há uma regra universal e cada caso é um caso, ou cada curva é uma curva, mas um recurso “genérico” é manter a aceleração constante e frear a moto suave e progressivamente com a roda traseira. Ao se fazer uso desta técnica, também muito indicada quando se está com garupa, duas situações ocorrem:
1º) Se obtém alguma redução de velocidade, que é o objetivo principal, mas sem perder a tração e, por conseguinte, a aderência;
2º) Se consegue um enrijecimento da suspensão traseira, tornando a moto melhor controlável. O efeito é mais ou menos como quando se tenta arrancar um carro com o freio de estacionamento ativado. O carro tenta ir pra frente, mas a traseira afunda. Isto também acontece com a moto. A suspensão traseira tende a ficar um pouco rebaixada, com menos curso e mais rígida, facilitando o controle.
O certo é que o mais importante é manter sempre uma velocidade de prudência que torne dispensável a necessidade de emprego de qualquer técnica “especial” de curvas, mas, num aperto, esta poderá ajudar um pouco mais do que entrar em pânico.
- ConvidadoConvidado
Re: Acelerar e frear ao mesmo tempo!!!
Sex 8 Mar 2013 - 22:42
Tomate750 escreveu:
O certo é que o mais importante é manter sempre uma velocidade de prudência que torne dispensável a necessidade de emprego de qualquer técnica “especial” de curvas, mas, num aperto, esta poderá ajudar um pouco mais do que entrar em pânico.
essa parte eu gostei
se esse maluco aqui tivesse seguido isso que esta escrito acima e soltado o freio e deitado a merda da moto ele ainda estaria entre nós
- kart@961Moderador
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Re: Acelerar e frear ao mesmo tempo!!!
Ter 16 Jul 2013 - 17:18
Com certeza esse cara não tinha noção alguma de curva, e sabemos que qualquer mancada da nisso ai, infelizmente ele veio a falecer por um momento ingrato e de pura infantilidade, não sabendo se sair da situação.
ABS
ABS
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