Forum: GALEIROS DO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Topic'it
Aplicativo para acesso ao Fórum Galeiros do Brasil através do Smartphone.
Para Android e iOS
Clique no link Acesso ao Fórum por Smartphone para detalhes de como instalar.
Últimos assuntos
TROCA CORRENTE DE COMANDOQui 14 Dez 2023 - 12:00Cubas
CARBURADOR PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTOQui 29 Jun 2023 - 15:16Cristiano Borsoi
Compatibilidade de peças da GaloQui 29 Jun 2023 - 14:27Cristiano Borsoi
Adesivos da CBX 750 - Localizacao exata...Seg 30 maio 2022 - 17:20JoaoPaulo
Kit Pneus GaloDom 13 Fev 2022 - 18:13Rodrigo Souza
Reparo cilindro embreagem Qua 9 Fev 2022 - 0:20Manzara
Pneu TraseiroQua 9 Fev 2022 - 0:17Manzara
Bobina de IgniçaoQui 2 Set 2021 - 15:34okyloid
me apresentando aqui e tambem oferecendo...Dom 16 maio 2021 - 10:53marcão
ajuda para desmontar Seg 25 Jan 2021 - 16:19marcão
Cavalete central.Ter 29 Dez 2020 - 15:42marcão
Lampada philips led modêlo UltimonTer 10 Mar 2020 - 22:39Edison Mello
atuador da Embreagem vazandoSex 21 Fev 2020 - 11:31Alander oliveira
Quem está conectado?
23 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 23 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


Ir para baixo
Tomate750
Tomate750
Admin
Mensagens : 11717
Data de inscrição : 15/02/2011
Idade : 52
http://www.galeirosdobrasil.com.br

Acelerar e frear ao mesmo tempo!!! Empty Acelerar e frear ao mesmo tempo!!!

Sex 8 Mar 2013 - 22:01
Curvas constituem a maior fonte de assunto e debate entre os motociclistas, afinal de contas, numa reta qualquer um é bom, basta “enrolar o cabo” e a moto faz o resto. E é sobre curvas que praticamente todos os motociclistas já ouviram dois axiomas: 1º) que não se freia; 2º) que não se troca marcha.

Estes axiomas tem bom fundamento, pois, na teoria das curvas, durante a fase de transição, é muito importante que a marcha da moto esteja corretamente engrenada de acordo com a velocidade que se deseja empregar e que se mantenha um tracionamento constante. Portanto, trocar de marcha, por conta do breve instante em que a moto fica solta (desengatada), pode fazê-la perder aderência e ocasionar uma queda. Como o pneu está inclinado, com menor superfície de contato com o solo, uma frenagem pode fazer a moto escorregar de dianteira ou traseira.

Tudo muito correto, mas e se você estiver numa situação em que está muito veloz numa transição de curva e deseja diminuir a velocidade, o que fazer?

Não há uma regra universal e cada caso é um caso, ou cada curva é uma curva, mas um recurso “genérico” é manter a aceleração constante e frear a moto suave e progressivamente com a roda traseira. Ao se fazer uso desta técnica, também muito indicada quando se está com garupa, duas situações ocorrem:

1º) Se obtém alguma redução de velocidade, que é o objetivo principal, mas sem perder a tração e, por conseguinte, a aderência;

2º) Se consegue um enrijecimento da suspensão traseira, tornando a moto melhor controlável. O efeito é mais ou menos como quando se tenta arrancar um carro com o freio de estacionamento ativado. O carro tenta ir pra frente, mas a traseira afunda. Isto também acontece com a moto. A suspensão traseira tende a ficar um pouco rebaixada, com menos curso e mais rígida, facilitando o controle.

O certo é que o mais importante é manter sempre uma velocidade de prudência que torne dispensável a necessidade de emprego de qualquer técnica “especial” de curvas, mas, num aperto, esta poderá ajudar um pouco mais do que entrar em pânico.

avatar
Convidado
Convidado

Acelerar e frear ao mesmo tempo!!! Empty Re: Acelerar e frear ao mesmo tempo!!!

Sex 8 Mar 2013 - 22:42
Tomate750 escreveu:

O certo é que o mais importante é manter sempre uma velocidade de prudência que torne dispensável a necessidade de emprego de qualquer técnica “especial” de curvas, mas, num aperto, esta poderá ajudar um pouco mais do que entrar em pânico.


essa parte eu gostei


se esse maluco aqui tivesse seguido isso que esta escrito acima e soltado o freio e deitado a merda da moto ele ainda estaria entre nós

kart@961
kart@961
Moderador
Mensagens : 3204
Data de inscrição : 20/07/2011
Idade : 62

Acelerar e frear ao mesmo tempo!!! Empty Re: Acelerar e frear ao mesmo tempo!!!

Ter 16 Jul 2013 - 17:18
Com certeza esse cara não tinha noção alguma de curva, e sabemos que qualquer mancada da nisso ai, infelizmente ele veio a falecer por um momento ingrato e de pura infantilidade, não sabendo se sair da situação.

ABS
Conteúdo patrocinado

Acelerar e frear ao mesmo tempo!!! Empty Re: Acelerar e frear ao mesmo tempo!!!

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos